segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Menina Veneno // 28 Anos!!!

   Dia 14/02/1983, nessa data chegava as rádios uma música, que poderia ter sido apenas mais uma, mas foi A MÚSICA.
   Ninguém jamais poderia imaginar que seria um furacão musical, tocando incessantemente pelo Brasil. A pergunta que não queria calar era?? Quem é Ritchie??
   Isso mesmo, era difícil até de pronunciar...a gente tinha que enrolar a língua....
   Inglês??? Não é possível!!! Mas canta em português perfeito!!
   E aí o que se viu foi aquela loucura, o inglês se tornou ídolo, shows, apresentação na tv, fãs enlouquecidas que gritavam, choravam, rasgavam suas roupas, pobre Ritchie  deve ter saido com vários arranhões.....
   Pra quem achava que o máximo que ia conseguir era vender sua musica em K7 numa Kombi em Marechal Hermes, aquilo tudo com certeza foi uma grande surpresa para Ritchie.
   Mas o que tudo isso provou é que era possível sim fazer rock no Brasil em português, mas precisou um inglês mostrar isso.
   Menina Veneno caiu no gosto popular, até as crianças cantavam, apesar da letra não ter nada de infantil...
   É uma música, sensual, eu diria até erótica....que mexeu e ainda mexe com muita gente.
   Mas por trás desse hit, está a voz que deu alma a essa canção, o ser humano talentoso, o compositor de lindas melodias, artista consciente sempre a frente do seu tempo, com uma lucidez britânica tão característica.
   Ritchie é um artista que tem seu espaço garantido na música popular brasileira e no coração de seus inúmeros fãs...
   Atencioso, gentil e que tem pelos fãs um enorme respeito e carinho...
   Parabéns Ritchie pelos 28 anos de Menina Veneno!!!
   Nós fãs só temos que te agradecer...por continuar nos presenteando..
   Menina Veneno é o que é.....
   Ouça e tire suas conclusões...
   


12 comentários:

  1. Realmente Márcia, Menina Veneno é o que é, ou seja, não dá pra explicar...fico feliz de te ver aqui novamente....
    Como sempre valorizando o trabalho e a pessoa do Ritchie, apesar dos pesares né???
    Se eu recebesse metade de toda essa atenção me sentiria o homem mais feliz do mundo...
    ÔOO sujeito de sorte!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou aqui de novo, e puxa não me canso de ter boas surpresas....
    Ví no Twitter que você escreveu de improviso, e saiu isso?Imagina se você escrevesse então com tempo! Como consegue guardar tanta informação? Ritchie tem uma sorte danada de ter vc Márcia como
    fã..... Menina Veneno completa 28 anos!! Parabéns Ritchie!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que delícia que é passear por aqui....um lugar onde um grande artista é tão valorizado, e paparicado tb....
    Parece que foi ontem que essa música estourou...mas pra quem gosta o tempo não importa..essa música é um clássico!

    ResponderExcluir
  4. Que delícia que é ouvir essa música...vc descreveu muito bem Márcia. Menina Veneno é A MUSICA,e Ritchie é o que é: Um grande artista!

    ResponderExcluir
  5. Eu nasci 4 dias e 12 anos depois do lançamento de menina veneno , o fenomeno nacional do ano de 1983 no Brasil e no mundo , acho que é por isso que esse americano q nunca perde o charme e o bon senso faz parte da minha vida , e sua musica " A VIDA TEM DESSAS COISAS " é a trilha sonora da minha vida

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo Anonimo, só pra esclarecer Ritchie é inglês e não americano, mas concordo com vc com relação ao charme e ao bom senso......

    ResponderExcluir
  7. inesquecível!!!! Muito bom!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Era eu ainda adolescene.Esta música foi somente o início de uma "febre" nacional. É interessante que que a música "Menina Veneno" caiu de tal forma no gosto popular, que nós a escutávamos em cada lance de esquina, pois que a mesma alcançous camadas sociais das mais diversas: Do siples bar da esquina ao melhor restaurante da cidade. No interior de Alagoas as vitrolas tocavam sem parar; as poucas lojas de vendas de LP's na época praticamente esgotaram suas vendas do "Vôo de Coração". Foi e ainda é um disco incrível. Foi a partir do Ritchie, com seu mega sucesso com o "Vôo de Coração" que passei a descobrir o Rock Progressivo inglês, em especial. Ao acaso, nas credenciasi do "Vôo de Coração", e na música tema, descobri que havia a participação do guitarrista Steve Hackett, do super grupo de progressivo GENESIS ! Sim, aquele do Phil Collins e Peter Gabriel e cia. Mas, mesmo antes de observar isto ao acaso, havia adquirido anos após o LP " "Wind & Wuthering", do Genesis,e nas credenciais do referido LP, verifiquei quem eram os integrantes do Genesis. O disco "Vôo de Coração" não cheguei a adquirir em formato LP, pois era eu adolescente e não dispunha de grana para comprá-lo na época; mas o ouvia praticamente diariamente pelo som que vinha da casa da vizinha ao lado, onde eu morava. Quando tocava a vitrola ao lado, passei a perceber que aquele LP" Vôo de Coração" tinha muitas coisas para se ouvir além do mega hit "Menina Veneno". E ao pedir emprestado para ouví-lo em detalhes, verifiquei que na credencial da música "Vôo de Coração" estava lá o nome de Steve Hackett, o guitarrista do Genesis! Inicialmente achei que não se tratasse do mesmo integrante do Genesis, até porque ainda estava eu me familiarizando com os trabalhos do Genesis, e do próprio Ritchie. Mas como sabia que o Ritchie era inglês, a partir daí tive a certeza que que o STeve Hackett, do "Vôo de Coração", era o mesmo da banda Genesis. Dái para cá passei a acompanhar e a tentar adquirir material fonográfico, em pararelo, do Ritchie e do Genesis(minha banda freferida. Interessante que por volta de meus 17 anos de idade).O primeiro disco LP que adqurirí foi internacional, do Genesis, o "Invisible Touch"; mas o primeiro era para ser o nacional "Vôo de Coração", porém não tinha grana, à época, para isto. Somente há pouco tempo o comprei em formato CD, em edição não especial. Mas, mesmo tendo adqurido este CD(edição comum), mais tarde, com a edição comemorativa dos seus 25 anos, o comprei prontamente pela página do Ritchie, na WEB. Lembar que a capa do mesmo,do "Vôo de Coração", foi parte integrante um livro que retrata a vida nacional dos anos 80.

    ResponderExcluir
  9. Caro amigo anônimo, é com prazer que tenho lido seus comentários, pelo que vejo você conhece muito sobre a carreira do Ritchie...posso te pedir um favor??
    Comente com seu nome, apareça....será muito bem vindo!!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá,Márcia Pilot, o prazer é todo meu. Meu nome é Jamil. Não o fiz prontamente, pois que não consegui no campo COMENTAR COMO. Ao selecionar perfil, lancei em "Anônimo" de forma quase que aleatória. Havia tentado antes através do Nome/URL, mas não consegui. Se puderes, dê-me uma dica de como fazê-lo de maneira que os testos não fiquem no anonimato. Agradeço.
    Desculpe eventuais erros gramaticais ou de concordãncia no texto lançado, em razão do fato de que, texto em computador, quando com vários caracteres, nos atrapalha um pouco na leitura, mesmo com o objetivo de revisão, com leitura cuidadosa.Até outra oportunidade.

    ResponderExcluir
  11. ...E A MÚSICA CONTINUA...

    Não existe saudosismo não, em especial,em relação às primeiras músicas do Ritchie. O disco "Vôo de Coração" é, sem dúvida, um dos melhores discos pop que o Brasil já teve até hoje, e de impacto!(não entremos aqui na seara de sofisticação de letra MPB e afins, até porque o Ritchie, não sendo brasileiro, não se podia, e nem se pode exigir do mesmo,letras essencialmente MPB).Mas, acredito eu, que o fato de ele ter tido influências do rock progressivo, era inevitável que trouxesse alguns elementos deste para os seus discos(Em algumas músicas do 1º, 2º,e 6º disco, principalmente), ainda que de forma sintética. Fez músicas menos complexas que as do rock progressivo; contudo, conseguiu sintetizar em algumas de suas músicas aquele estilo, digamos, fundo musical de cinema de ação,de impacto,mas com um aspecto meio que romântico,principalmente, pelas melodias e arranjos musicais, no meu entender. Uma coisa é certa: Acho que o fato de o Ritchie ser estrangeiro trouxe um alcance ainda maior para o sucesso do disco em comento.Aliada a qualidade e a ideia sonora do disco "Vôo de Coração" ao estilo inglês do Ritchie, o público pôde passar a ter novo um artista nacional, digamos, diferente dos artistas de sua época(todos queriam saber quem era aquele cantor...dono de melodias sofisticadas...de onde surgiu?). Posso até estar exagerando, mas podemos dizer que a música pop no Brasil, a indústria fonográfica teve o seus momentos pré e pós- Ritchie,se é que podemos falar assim. Foi um mega-estar para a sua época; e não foi sucesso efêmero... e acredito, poderia ir mais além se não tivesse sofrido pressões do setor fonográfico.O Brasil ainda não tinha assitido este tipo de estrelato.E olhe que era na época do disco de vinil! Como disse,não foi sucesso efêmero; não o foi porque a música 'Menina Veneno", p. ex, continua atual, sem necessidade de retoques ou "modernização". Basta ouvir a versão original no meio da multidão e ver que as pessoas pairam ou ficam como quem querem acompanhá-la, seja cantando ou somente comtemplando. Não se trata de uma música pegajosa. Se é música radiofônica,melhor: é garantia de animação, alto-astral, portanto, é mega sucesso de verdade. Não se trata de saudosismo ao ouví-la. Veja quantos anos tem a música sucesso do Peter Gabriel(falo mais pela melodia, pois não conheco a letra interpretada)," Solsbury Hill"(datada de 1977). É uma das músicas mais pedidas em seus shows. Quando a toca nos shows(ver DVD's de shows do Peter Gabriel, se possível), quem não estava até então,em sintonia, logo entra passa a assim ficar.Trata-se de mero saudosismo? Acredito que o fato de o Ritchie ter ficado um tanto distante de seu público e fãs durante a maior parte dos anos 90, trouxe em certo distanciamento no tempo,uma solução de continuidade, até mesmo em relação ao seu primeiro disco. Interessante que "saiu de cena" exatamente quando estava amadurecendo musicalmente, em seu excelente trabalho, no disco " Sexto Sentido". Ao ouvirmos as músicas deste disco no REVERBNATION,podemos observar que seria mais um disco de grande sucesso, à menira do disco "Vôo de Coração".Só não deram tempo ao tempo.

    ResponderExcluir
  12. FÉRIAS de janeiro?!

    Bom dia, pessoal!!!. Cadê vocês! Este site não pode parar! Vem cd novo do Ritchie aí! Sei que o Brasil só começa a "funcionar" depois do carnaval, mas este site não pode parar!
    Ainda ontem estava eu na área alta da cidade e próximo a um mercado público, aqui em Maceió(AL), próximo a umas pequenas caixas de som que se encontram espalhadas pela via pública(área comercial), penduradas em postes e paredes, as quais são utilizadas pela comunicade local para divulgar pequenas notícias locais e publicidades, notas,avisos, etc(não se trata de rádio pirata, não), e aí sendo, ao chegar próximo para adentrar a um estabelecimento comercial, partiam dali, daquelas pequenas caixas acústicas, as ondas sonoras da música "Menina Veneno", versão original. Mas não deu outra! Você entra na loja e a primeira coisa que vê e ouve( e era de se esperar) alguém cantarolando e acompanhando a música "Menina VEneno". É e será sempre assim. Rolou a música 'Menina Veneno"e o povo começa logo a cantarolar. Acredito que isto vai passar de geração para geração! E quando dão um player em público nesta música é como se a mesma estivesse sendo lançada pela primeira vez. Exageros à parte, trata-se de uma música que sempre se renova, soando atual. Não lembro de outra música lançada nos anos 80,nesta linha pop-rock,de outros artistas ou banda, que tenha esta mesma força no Brasil. Ah! tem!Ia esquecendo :A música a "A Vida Tem Dessas Coisas", do igualmente cantor Ritchie.Espere aí! Tem outra! A "Casanova"?! Sim, a "Casanova". Vá a um ginásio de esportes, em pleno dia de disputa esportiva, e nos intervalos das partidas dê um player na música "A Vida Tem DEssas Coisas" e veja só o que acontece...Aí digo, não sei se com exagero(se o for, me digam): Desde o surgimento do Ritchie nos anos 80, no Brasil, (falo de artistas e não banda, até os dias de hoje, mesmo com Youtube, e tudo que é de direito no uso parafenália eletrônica de mídia(grande ou pequena)de divulgação de artistas pop, não apareceu até agora outro artista com a mesma popularidade e impacto do Ritchie. Sabemos que apareceram algumas bandas de sucesso naquele contexto (p. ex., o RPM, a Blitz(antes mesmo do Ritchie), RÁDIO TAXI, a LEGIÃO URBANA, etc).Mas não com o mesmo alcance que teve o Ritchie(como fenômeno de vendas de discos e impacto em termos de performance de palco e mídia). Explico: É que estas bandas, ou até mesmo outros artistas que fizeram sucesso à época, tiveram seu público "alvo" limitado,embora aqui e ali, considerável, de certa forma... praticamente com alcance entre os mais jovens da época(anos 80 e seguinte). Já o fenômeno Ritchie teve seu alcance artístico sobre um público que vinha do pré-adolescente até uma pessoa de mais idade(ou terceira idade)...da pessoa mais humilde ao intelectual de plantão..da periferia da cidade aos bairros nobres... do pequeno bar popular da esquina ao melhor clube de recreação ou restaurante...do interior longíquo do país às capitais.... Enfim, aí pergunto: O Ritchie é cult?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.Comentários que contenham conteúdo agressivo, racista,ou palavras impróprias serão excluídos.